Com restaurantes fechados, delivery pode crescer até 50% no dia das mães

Estimativa é da Abrasel SP, que também prevê sobrecarga em aplicativos e necessidade de preparação prévia dos empreendedores

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurante em São Paulo (Abrasel SP), o Dia das Mães é a data que mais movimenta o setor de bares e restaurantes – no ano passado, as empresas chegaram a ter um crescimento de até 50% no faturamento na data.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a entidade acredita que uma parte desse movimento possa se refletir no delivery. O faturamento deve aumentar de 20% a 50%, em comparação a um fim de semana comum. Como não haverá filas de espera em restaurantes – que eram evitadas por parte das famílias -, eles acreditam que o resultado pode ser até maior do que isso.

Donos de bares e restaurantes sempre depositaram uma grande expectativa no Dia da Mães, que, em tempo de normalidade, estabelecia o equilíbrio no faturamento após enfrentar quedas e fechar no vermelho devido às férias e ao Carnaval. Neste ano, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, não deixa de ser motivador. Um sopro de esperança que muitos estão precisando para continuar a lutar e manter a roda girando”, diz Percival Maricato, presidente da Abrasel SP, em comunicado enviado à imprensa.

Em geral, o delivery representa entre 10% e 30% do faturamento de um estabelecimento em funcionamento normal. A Abrasel estimula que, assim como os restaurantes, bares entrem nas comemorações, oferecendo pratos, petiscos, bebidas e drinques.

Alta na demanda pode gerar atrasos

Se a notícia parece boa por um lado, por outro pode representar um grande problema de imagem para os restaurantes. A entidade recomenda que os empreendedores reforcem hábitos de higienização e cuidado com alimentos, ambiente, funcionários e embalagens. Além disso, é aconselhado pensar em alternativas para recebimento de pedidos e entregas.

Confira algumas estratégias sugeridas pela entidade:

Take out
Ofereça ao cliente um bom atrativo para que o pedido seja retirado no restaurante/bar. Pode-se oferecer até 20% de desconto, por exemplo.

Compra antecipada / Agendamento
Divulgue e incentive os clientes a efetuarem a reserva antecipada dos pedidos. Dessa forma, tenha uma programação mínima de demanda.

Entregas
– Utilize funcionários disponíveis para entrega no entorno.
– Aumente o número de entregadores através de empresas de logística, que oferecem esse tipo de serviço avulso. A Abrasel ressalta a possibilidade de os grandes aplicativos do nicho (iFood, Uber Eats e Rappi) estararem sobrecarregados na data. 

Preparo antecipado
Tenha pessoas para receber pedidos, entregar, preparar base de produtos e deixar o que for possível semipronto – o que não perde frescor e qualidade e o que certamente estará entre os mais pedidos.

A Citton Equipamentos para Gastronomia parabeniza as mães do mundo todo, é por causa delas que existimos. Feliz dias das Mães

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